sábado, 15 de setembro de 2012

ARANATECH começa a fornecer sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

A ARANATECH, em parceria com a BLUE-SOL de Ribeirão Preto-SP, começa, a partir de outubro deste ano, a desenvolver projetos e implementar sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica para uso residencial, comercial e industrial. Os sistemas serão para microgeradores (até 100 kW instalado) e minigeradores (até 1MW instalado). 

As opções serão as mais variadas, todas elas com retorno sobre investimento bastante atrativos. A energia elétrica poderá ser até gerada pelo ponto consumidor e "vendida" para a concessionária local, na forma de compensação entre o consumido e o gerado.  "Trata-se de uma energia limpa, renovável e barata, se pensarmos no intervalo de tempo que teremos para sua manutenção", explica o engenheiro Edgar Arana, 49, diretor técnico da ARANATECH Engenharia de Energia, de São Carlos-SP . A grande vantagem deste sistema é que ele, numa área com sol, começa a gerar energia instantaneamente, de forma compartilhada com a rede de energia local ou de forma autônoma.

"Imagine se você tem um ponto de consumo de eletricidade, uma bomba dágua por exemplo, afastado consideravelmente de qualquer ponto de fornecimento de energia elétrica. O sistema fotovoltaico permitirá atender esta demanda por energia de forma autônoma, mais barata e sem depender dos custos para fazer chegar a eletricidade até o ponto, pois ele poderá ser instalado muito próximo do local de consumo.", acrescenta Edgar Arana. Na maneira convencional talvez este ponto nem tenha condições de ser alimentado pela rede da concessionária, devido aos elevados custos de se fazer chegar energia até la. "Se o ponto for alimentado por gerador diesel, as vantagens serão maiores ainda", emenda.


A geração distribuida, como ela é entendida pelos órgãos oficiais, que compreende qualquer forma de geração de energia elétrica individual e que esteja conectada a rede convencional, já possui regulamentação pela ANEEL (Resolução 482 de 17 de abril de 2012). Tal resolução estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e trata também do sistema de compensação de energia elétrica.

Para mais informações, entre em contato com a ARANATECH através do site www.aranatech.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário