quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uso de LEDs deve crescer 60% até 2012 no Brasil, impulsionado pelo varejo

O uso da tecnologia LED (diodo emissor de luz) na iluminação ainda é tímido no Brasil, mas há estimativas de crescimento, mesmo porque aos poucos os profissionais do setor estão se apropriando da nova tecnologia e definindo para quais aplicações seu uso é mais indicado. No entanto, os LEDs têm vantagens indiscutíveis em relação às lâmpadas incandescentes. Como não têm um filamento que possa queimar, os LEDs têm uma vida mediana até 25 vezes maior e proporcionam economia superior em mais de 80%, em comparação às lâmpadas incandescentes. Ao invés de um filamento, os LEDs são iluminados pelo movimento de elétrons em um semicondutor e são ampliados em uma lâmina, como um chip de computador.

É cada vez maior a gama de empresas e setores que estão adotando a nova tecnologia como forma de economizar e reduzir o impacto ambiental de suas atividades. É o caso da Coca-Cola, que anunciou recentemente o investimento na troca das lâmpadas internas das geladeiras de pontos de venda por LEDs, visando aumento de 50% na eficiência energética.

Atenta ao aumento da procura por LEDs para as mais diversas aplicações, inclusive no varejo, a empresa Golden acaba de lançar a linha Ultra LED, que conta com duas opções de modelo: Dicróica e PAR16. Extremamente eficientes, estas novas lâmpadas atingem, com apenas 5W de potência, uma intensidade luminosa muito próxima à proporcionada pela lâmpada dicróica halógena, que é de 50W. A vida útil estimada das lâmpadas da linha Ultra LED é de 25 mil horas.

A Philips do Brasil também lançou no mercado brasileiro a lâmpada Econic, com tecnologia LED, para uso residencial. A lâmpada Econic oferece longa vida útil (dura até 25 vezes mais) e menor consumo de energia comparado à lâmpada incandescente de 25W.

Disponível na cor suave (3.000K), oferece vida útil de 25.000 horas, luz uniforme em toda a volta, baixo consumo de energia (5W substitui 25W) e é multi-tensão (100-240V). O diferencial da Econic é a acessibilidade, já que, mesmo contando com a tecnologia LED, a lâmpada possui um formato clássico, com bocal que dispensa adaptações. A Econic é livre de mercúrio, não gera UV e Infravermelho e tem dispositivo que dissipa o calor, o que garante a qualidade do produto e sua longa vida-útil.
 
Fonte: Aranatech

Nenhum comentário:

Postar um comentário