Mais da metade das empresas industriais brasileiras adotaram, nos últimos dois anos, medidas que contribuíram para o controle das emissões de gases do efeito estufa. É o que mostra a sondagem Especial Mudança Climática, divulgada no dia 16 de dezembro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Segundo a sondagem, as medidas para redução das emissões são mais frequentes se o porte da empresa é maior, chegando a 76% entre as indústrias de grande porte. A medida mais realizada ou pretendida pelas indústrias é o uso eficiente da energia, assinalada por 75% das empresas.
A substituição das fontes de energia por fontes de menor emissão aparece em segundo lugar (43%), seguida pela instalação de equipamentos para monitoramento e controle de emissões – apontada por 30% das indústrias. Porém, segundo o documento, quase 41% ainda não se decidiram sobre medidas de redução e gestão de emissões nos próximos dois anos.
Entre os estímulos para que a indústria reduza as suas emissões, a preocupação com o meio ambiente foi apontada por 70% das empresas, seguida de imagem e reputação assinalada por 44% das indústrias pesquisadas. Embora considerados importantes, os estímulos de governo como exigências legais e incentivos fiscais ou creditícios foram assinalados por 31% e 28% das empresas, respectivamente.
Segundo a sondagem, as medidas para redução das emissões são mais frequentes se o porte da empresa é maior, chegando a 76% entre as indústrias de grande porte. A medida mais realizada ou pretendida pelas indústrias é o uso eficiente da energia, assinalada por 75% das empresas.
A substituição das fontes de energia por fontes de menor emissão aparece em segundo lugar (43%), seguida pela instalação de equipamentos para monitoramento e controle de emissões – apontada por 30% das indústrias. Porém, segundo o documento, quase 41% ainda não se decidiram sobre medidas de redução e gestão de emissões nos próximos dois anos.
Entre os estímulos para que a indústria reduza as suas emissões, a preocupação com o meio ambiente foi apontada por 70% das empresas, seguida de imagem e reputação assinalada por 44% das indústrias pesquisadas. Embora considerados importantes, os estímulos de governo como exigências legais e incentivos fiscais ou creditícios foram assinalados por 31% e 28% das empresas, respectivamente.
Fonte de divulgação: Portal Lumiere de 16/12/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário